Portfólio

PUBLICAÇÕES

imagem 1
Foto Capa do Livro

 

 

2017 – O livro “Contos ordinários de melancolia”, de Luciany Aparecida, que aqui assina como Ruth Ducaso, tem apresentação do escritor mexicano Alejandro Reyes, vencedor do prêmio Lipp 2012, também tradutor, jornalista ativista e membro do coletivo Radio Zapatista. Fonte Texto

 

 

 

Autores Baianos_Panorama
Foto Coletânea Autores baianos

2014 – Coletânea Autores baianos: um panorama, publicação em quatro línguas (português, inglês, alemão e espanhol) que reúne trechos de obras de autores que representam a produção literária da Bahia. Publicação, que tem como objetivo a internacionalização e difusão da literatura baiana, com foco na distribuição estratégica, direcionada a agentes literários e editoras do Brasil e de outros países.

 

 

PRÊMIOS

foto-oficial-fellows-2015-cor1.jpg
Foto Sacatar Foundation

2015 – Bolsa da Sacatar Foundation para oito semanas de Residência Artística no Instituto Sacatar. O Sacatar está localizado na Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil, e a cada sessão reúne pessoas de diferentes países e das mais variadas disciplinas criativas em um ambiente que transpõe barreiras nacionais, promovendo uma experiência de maior compreensão intercultural. Nesse período de residência no Instituto Sacatar escreveu o primeiro romance de Ruth Ducaso, montou duas instalações nos estúdios do Instituto com exposição dos processos de criação do romance e ilustrações e montagens de Antônio Peixôtro, e produziu o livro de poemas-póstumos (volume único-livro de artista): “História de como entrei em caixa de anel masculino”, de Margoh Paraíso.

 

Tassia Tavares_ Charco_ Contos ordinarios de melancolia make off
Foto Tássia Tavares Local Charco/Irajuba/Bahia Data 2013 making of da produção da capa do livro “Contos ordinários de Melancolia” (2017)

 

2013 – Foi uma das selecionadas pelo setorial de literatura 2013/Fundação Cultural do Estado da Bahia com o projeto de criação literária Contos ordinários de melancolia. Trabalho que teve como produto final o livro de Ruth Ducaso, Contos ordinários de melancolia (2017), publicado pelo selo editorial paraLeLo13S. 

 

 

 

 

 

 

foto-arquivo-zumvi.jpg
Foto Lázaro Roberto/Zumvi Arquivo Fotográfico

2012 – Foi premiada com Bolsa de Criação Literária da Biblioteca Nacional/FUNARTE, para escrita da novela Boca de fogo: acará de Dita Maldita, de Ruth Ducaso. Livro no prelo, agora com o título Florim, que conta da vida de Dita, escritora, mulher, negra, moradora do subúrbio ferroviário de Salvador, que trabalhou na feira livre de Águas-de-Menino, vendeu drogas e sonhou em ser reconhecida poeta.

 

 

Créditos Imagens